O que é EDUCAÇÃO FÍSICA?

Viabilizar (à aluna / ao aluno) a aprendizagem referente a conhecimentos específicos sobre o movimento humano que permita-lhe, individual e intencionalmente, (1) a utilização de potencialidades para movimentar-se, genérica ou especificamente, de forma habilidosa e, em correspondência, (2) a capacitação para, em relação ao meio em que vive, agir (interagir, adaptar-se, transformar ...), na busca de benefícios para a qualidade de vida.
Mariz de Oliveira, G. Da educação física a Cinesiologia Humana. MOVIMENTAR-SE, ano 3, n.2, 2006

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dicas de cuidados para os treinos ao ar livre

Fonte: Gazeta Online.com.br

Janeiro, praia, sol. Para muita gente, essa combinação vem acompanhada da prática de atividades físicas. Na Grande Vitória, as principais orlas estão lotadas de pessoas querendo se exercitar. Não faltam opções: correr ou caminhar no calçadão, jogar vôlei, futebol de areia, futevôlei e uma série de outras atividades podem ser praticadas gratuitamente nestes locais. Mas será que todos estão orientados a praticar de maneira correta?


O professor de educação física Fábio Venturim garante que não existe exercício errado e, de acordo com o condicionamento individual, toda prática é saudável. Ele recomenda que iniciantes não devem extrapolar os 60 minutos de atividade seguida. "As pessoas, antes de começar a se exercitar, devem conhecer sua frequência cardíaca. E para isso basta realizar uma medição simples", comenta.

Para ter o número desta frequência, meça a sua pulsação, colocando dois dedos no pulso direito e sentindo os batimentos por 10 segundos. O número que encontrar deve ser multiplicado por 6. Feito isso, você tem a frequência cardiovascular de um minuto. Agora, de acordo com a indicação do Colégio Americano de Medicina do Esporte, pegue o número 220 (convenção) e subtraia a sua idade. Depois, com o valor encontrado, compare com a sua pulsação. Se o número encontrado estiver dentro da faixa de 60% a 80% do valor da convenção, o seu ritmo cardíaco está adequado para as atividades físicas.

Grupo

Controlada a frequência cardíaca, curta tudo o que a praia te proporciona. O professor Fábio Venturim recomenda a pratica de atividades lúdicas e de grupo. "Todos os exercícios, desde que respeitem o nível de condicionamento inicial, estão liberados. Mas, nesta época do ano, como a pessoa está, na maioria das vezes, em férias, recomendo as atividades lúdicas e de grupo. Futevôlei, futebol de areia, vôlei de praia além de condicionar as pessoas, trabalham na formação de sentido de coletividade para o indivíduo", ressalta.

Para a pedagoga Giovana Nacimento, 32 anos, as caminhadas no calçadão da orla de Camburi são excelentes neste verão. "Não tenho rotina, mas nas férias minha atividade física aumenta. Já procurei orientação médica e a minha intenção é melhorar a estética, mas sem exageros", diz.

O jogador de futevôlei Bruno Trevizani acredita que este será o esporte do verão. "O futevôlei cresceu. Já temos redes espalhadas por Camburi, em Vitória, e Praia da Costa, em Vila Velha. Tem muita gente jogando. Este esporte une a galera, o risco de contusão é mínimo e trabalha com todas as partes corpo. É completo", salienta.

Além das atividades de grupo, a praia também é um lugar para a malhação. Barras, paralelas, flexões e abdominais também fazem a cabeça da turma que quer ficar em forma neste verão.

fonte: www.educacaofisica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário